quarta-feira, 5 de maio de 2010

Variações Línguisticas

O que é essa tal de variação linguistica? Variação linguistica são as varias formas que se dá uma língua. As variações podem ocorrer de varias formas e de acordo com essas, recebem nomes: variação diacronica, variação diatópica, variação diastratica, variação regional dentre outras. Vejamos cada uma delas.

Variação diacronica é aquela que se dá ao longo do tempo. É facil percebermos essa variação ao conversarmos com pessoas de diferentes faixas etarias ou, mesmo, pegarmos para ler livros antigos no qual aparecerão palavras e estruturas diferentes das apresentadas hoje em dia.
A variação diatopica é aquela que se dá através da dimensão do espaço, ou seja, em diferentes regiões de um mesmo país ou em diferentes países que tem a mesma lingua como Língua materna.
No Brasil basta viajarmos para a região sul, norte, nordeste que iremos verificar a diferença linguistica. Diferenças no vocabulário, expressões e girias tipicas e na pronuncia.
As variações se da em qualquer língua, no Inglês por exemplo, temos o inglês britanico, americano que são diferentes tanto no lexico quanto na gramatica e na fonetica.
No proximo post, continuarei a falar das variações e do preconceito línguistico.

2 comentários:

  1. mo quando o assunto é Variação Linguística,ouso-me em afirmar que variação é como tipo sanguíneo,cada um peretence a um,mas isso não significa que não temos a mesma raça.Coniderando que a vida é feita de escolhas( ou tribos,se assim acharem melhor), é natural existir essas singularidades linguísticas, o que dá sabor ás falas,cores ás palavras são as diversas formas como elas pode sem pronunciadas.Como uma música que pode zer cantada em várias línguas,nosso português( E que portuga"!) tem esse privilégio de se enquadrar em todas as tribos,regiões e idioletos...Formando assim uma fala prazerosa,experimente ler um poema do Drummond em mineirês,depois em paulista,carioca,nordestino e por ai vai,logo irá perecber as inúmeras vozes de um texto...
    Esse é um ótimo blog,uma oportunidade de conhecer melhor o o eclêtico "mundo,vasto mundo" das palavras.

    Tereza Cristina M.Campos

    ResponderExcluir
  2. A linguistica é a ciência da língua moderna onde oferece vasto campo para pesquisa, estudo e compreensão em diferentes contextos. O processo da ação de E.S.T.U.D.A.R(Entender, Saber, Teor, Unir, Demistificar, atuar, Reler) é contínuo e diverso. Com essa concepção, espero contribuir e enriquecer os meus conhecimentos.
    Gostei muito desse blog!

    Elen de Brito Araújo-Humaitá/AM.

    ResponderExcluir